PlayStation Now: guia completo

Acessar seus jogos favoritos a partir da nuvem e jogá-los via streaming na sua TV, tablet, smartphone ou console favorito. Essa é a proposta da PlayStation Now (PS Now), serviço de streaming de games nos moldes do Netflix que pretende mudar para sempre a forma como acessamos nossos games.

O objetivo principal desse artigo é ser um guia completo sobre a PlayStation Now. Para isso ele será atualizado constantemente! Se você tem alguma informação que ficou faltando ou então alguma dúvida que não foi respondida aqui por favor deixe o seu comentário e contribua!

Última atualização: 17 de julho, 2015

O que é a PlayStation Now?

A PlayStation Now (PS Now) é um serviço que permite o acesso aos jogos disponíveis na nuvem (cloud), via streaming, a partir de um dispositivo suportado. Através de um console PS4, por exemplo, você pode jogar games de PS3 que são executados diretamente nos servidores da Sony. Outro cenário possível: acessar jogos de PS3 (e até mesmo de PS2 ou PSX no futuro) a partir de uma televisão da série Bravia equipada com um controle DualShock 3 (ou outro dispositivo, como a Playstation TV). A PS Now é, basicamente, o Netflix do mundo dos games!

Histórico

A PS Now foi anunciada em janeiro de 2014 durante o discurso de abertura da Sony na Consumer Electronics Show (CES). O serviço ficou em fase de testes para alguns usuários do final de janeiro até julho do mesmo ano. Em agosto de 2014 a fase de testes foi aberta ao público (somente na América do Norte). No dia 13 de janeiro de 2015 o serviço foi oficialmente lançado nos Estados Unidos e Canadá. Em março de 2015 a PS Now começou o seu período de testes no Reino Unido (UK).

Como o serviço funciona?

A PS Now suporta dois modelos de negócio:

Aluguel de jogos: você pode alugar jogos individualmente por um período determinado. Nesse cenário você escolhe um jogo e o tempo que você deseja ter acesso a ele: 4 horas, 1 semana, 1 mês ou 90 dias.

Assinatura: modelo parecido com o que temos com o Netflix, ou seja, você paga um valor fixo por mês e tem acesso a parte do catálogo de jogos.

Infelizmente os assinantes da PS Plus não tem acesso gratuíto ao serviço da PS Now.

Quanto custa?

O valor para alugar um jogo específico depende do período de tempo e varia entre $1.99 e $19.99. Já o serviço de assinatura custa $19.99 por 1 mês ou então $44.99 por 3 meses. Esse valor não inclui a assinatura da PS Plus!

Quais jogos estão disponíveis?

Por enquanto somente jogos de PS3 estão disponíveis. Mas eventualmente a Sony trará jogos de outros dos seus consoles, como o PS2 e até mesmo o PSX (PSOne), para a PS Now. A Sony adiciona novos jogos constantemente ao catálogo da PS Now.

Para os assinantes do serviço, mais de 100 jogos estão disponíveis. Para os jogos avulsos, o catálogo é maior: mais de 350 jogos disponíveis.

Quais dispositivos são suportados?

Hoje já é possivel acessar a PS Now a partir de um PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation TV, PlayStation Vita e de algumas televisões das séries Bravia e Samsung Smart. O objetivo é que em um futuro próximo o serviço possa ser acessado a partir de dispositivos de outras fabricantes como tablets (Ipad, Surface, Nexus, etc.) e smartphones (iPhone, Android, WP).

O que é necessário para jogar?

Além de um dispositivo suportado e uma conexão à Internet de, no mínimo, 5 Mbps , você também precisa ter um controle DualShock 3 (caso não esteja jogando no PS4).

Como funciona o sistema de saves?

Os saves são armazenados na nuvem (servidores da Sony). É possível recuperá-los automaticamente a partir de qualquer outro dispositivo compatível com a PS Now. Então é possível começar a jogar no PlayStation 4, salvar o jogo e retomar a partida, por exemplo, na PlayStation TV.

E a integração com a PSN?

É possível sincronizar os troféus e acessar a sua lista de amigos.

Em quais regiões/países o serviço esta disponível?

Atualmente a PS Now está disponível nos Estados Unidos e Canadá e, em versão de testes, no Reino Unido (UK).

E o Brasil?

Até o momento nada foi oficialmente revelado sobre o mercado Brasileiro.

Tags

Sobre: André Machado

André Machado é um gamer hardcore, desenvolvedor na Ubisoft Montreal, blogger, youtuber e ex-stargamer. :) Saiba mais sobre o autor.

Confira também...

Um comentário sobre “PlayStation Now: guia completo”

  1. Ricardo disse:

    Muito bom os jogos do playstation 3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *