Xbox One vs Xbox 360: 4 meses depois

Análise de 1 ano do Xbox One
O Xbox One completou 1 ano no dia 22 de novembro de 2014; confira o artigo mais recente: Análise Xbox One: 1 ano depois

A nova geração de consoles já está entre nós! A chegada do Xbox One e do PlayStation 4 relançou aquele velho debate sobre qual é o melhor console e as comparações se multiplicaram nos sites e revistas especializadas. Mas em relação a geração passada, como fica essa comparação? Será que chegou a hora de guardar seu Xbox 360 ou PS3 no armário? Nesse artigo nós vamos ver como o Xbox One se sai contra o seu irmão mais velho, o Xbox 360. Em um próximo artigo será a vez do PS4 encarar o PS3.

Entendendo a comparação

O objetivo desse artigo não é comparar especificações de hardware ou poder de processamento: o Xbox 360 foi lançado em 2005 então obviamente fica difícil encarar o Xbox One, lançado no final de 2013, nesse departamento. A questão chave desse artigo é: qual deles oferece a melhor experiência e custo-beneficio hoje: o “coroa” Xbox 360 ou o recém nascido Xbox One?. É isso que vamos descobrir!

Round 1: Hardware

Vamos deixar de lado as especificações de hardware e poder de processamento: obviamente o Xbox One leva (grande) vantagem nesse quesito. Nós estamos atrás do melhor custo-benefício e experiência, não necessariamente do console mais poderoso. Com esse objetivo em mente vamos explorar o hardware de outro ângulo: design e tecnologia.

Além das entradas USB 3.0 o Xbox One tem uma entrada HDMI (HDMI In), IR Blaster e um leitor Blu-Ray. Isso tudo faz parte da estratégia da Microsoft para dominar a sua sala/quarto e posicionar o Xbox One como uma central de entretenimento. Uma outra vantagem do One é que ele roda de forma muito mais silenciosa do que o Xbox 360. É verdade que o Xbox 360 melhorou bastante desde o modelo original; o Slim é muito mais silencioso. Mas de qualquer maneira a diferença ainda assim é grande e o Xbox One leva vantagem.

Independente do poder de processamento, o Xbox One tem um hardware preparado para os próximos anos: silencioso, com um leitor Blu-Ray, entradas USB 3.0, IR Blaster e uma entrada HDMI. Você pode até não ligar para toda essa parte de mídia, mas não dá para ignorar que do ponto de vista tecnológico o hardware do Xbox One impressiona.

Vencedor: Xbox One

Round 2: Mídia

Eis aqui o ponto forte do Xbox One (hoje). A capacidade multimídia do console é, no geral, superior ao que temos no Xbox 360. As aplicações já esperadas como Netflix, YouTube e Hulu estão disponíveis em ambos os consoles. Mas o Xbox One oferece alguns recursos extras: você pode assistir filmes em Blu-Ray. Outro recurso interessante do One é a Live TV: graças a uma entrada HDMI disponível no console você pode conectar seu serviço de TV a cabo e configurar sua programação. Resultado: você terá acesso a uma aplicação TV onde será possível assistir seus canais favoritos, ao vivo, e ainda acessar o guia de programação através do OneGuide. Com um simples comando “Xbox, assistir Discovery Channel” seu Xbox One será capaz de controlar sua TV e mudar o canal atual. Vale lembrar que todas essas funcionalidade da Live TV estão disponíveis somente nos EUA (pelo menos por enquanto).

O suporte multimídia do One é realmente promissor. Além da entrada HDMI o console tem um IR Blaster que permite controlar diferentes dispositivos à distância. Você pode, por exemplo, com um simples comando “Xbox, On”, ligar o console, televisor e também o seu receiver. Intessante, não?

Outra novidade muito bem-vinda é a gravação e compartilhamento do gameplay. O Xbox One tem uma aplicação, o DVR, que grava o gameplay dos jogos. Você pode editar seus vídeos com o Upload Studio e compartilhá-los com o resto do mundo via OneDrive. Além disso é possível fazer o brodcast, ao vivo, das suas proezas através do Twitch.

Mas o Xbox One fica em desvantagem quando o assunto é streaming. O Xbox 360 suporta o padrão DLNA onde é possível, através de um dispositivo compatível, fazer o streaming de conteúdo multimídia diretamente para o console. Você pode usar um PC com o Windows 7 e uma aplicação tipo Windows Media Centre ou Plex para, por exemplo, fazer o streaming de um vídeo diretamente para o seu console. O problema é que o Xbox One não suporta o streaming através do DLNA; ao invés disso a Microsoft optou pelo suporte “PlayTo” disponível no Windows 7 e 8, que é em seu estado atual bem mais limitado do que o DLNA. Uma pena!

De qualquer forma, mesmo nesse início de vida, o Xbox One já mostra grande potencial na parte multimídia. Ponto para o console!

Vencedor: Xbox One

Round 3: Jogos

A não ser que você faça parte do grupo daqueles que usam consoles exclusivamente para assistir filmes e ouvir música (quem?), o mais importante em uma dessas máquinas são os jogos. É claro que é injusto comparar a quantidade, variedade e até a qualidade dos jogos entre os dois consoles, ainda mais nesse início de vida do Xbox One: o Xbox 360 tem mais de 8 anos de mercado, o que o deixa em uma posição comfortável em relação ao seu irmão mais novo. Mas a questão aqui é simples: qual benefício em relação aos jogos, hoje, um jogador teria optando pelo Xbox One e não por um Xbox 360? A resposta não poderia ser mais objetiva: praticamente nenhum! Os jogos disponíveis para ambos os consoles (os chamados multi-plataforma) geralmente oferecem pequenas melhorias nas versões para o Xbox One, principalmente na parte gráfica (dê uma olhada logo abaixo na diferença entre as versões de Xbox One e Xbox 360 do game Assassins’ Creed Black Flag). Mas essas pequenas melhorias dificilmente justificam o investimento em um Xbox One.

Xbox One vs Xbox 360

Mas e os exclusivos do Xbox One? Aqui temos, até agora, Dead Rising 3, Forza 5, Ryse: Son of Home e Killer Instinct. Esses são os principais exclusivos (por favor, vamos deixar Fighter Within e Crimson Dragon de lado por razões óbvias, ok?). Forza 5 é muito bom e Killer Instinct é simplesmente obrigatório para os fãs dessa franquia clássica. Ryse é um bom exemplo do que o console é capaz de fazer (graficamente). Mas ficamos por aí… o jogo de maior sucesso no Xbox One até o momento, Titanfall, também está disponível no Xbox 360. Além disso o que falar sobre as dezenas de jogos de alto nível do Xbox 360 que simplesmente não estão disponíveis no One? Todos os jogos das séries BioShock, Gears of War, Halo, Skyrim, Grand Theft Auto, Mass Effect e tantos outros.

A retro-compatibilidade com os jogos do Xbox 360 teria sido uma grande vantagem para o Xbox One. Mas com arquiteturas totalmente diferentes a Microsoft acabou descartando qualquer tipo de emulação (pelo menos nesse início). Quem sabe no futuro com a nuvem da empresa não será possível fazer o streaming dos jogos de Xbox 360 direto para o Xbox One nos mesmos moldes prometidos pela PlayStation Now? De qualquer maneira hoje, infelizmente, os jogos de Xbox 360 não vão funcionar no Xbox One.

O Xbox One precisa de jogos. Mas enquanto isso, o Xbox 360 leva um imensa vantagem nesse departamento, tanto em variedade e quantidade quanto em qualidade.

Vencedor: Xbox 360

Round 4: Acessórios

O Controle do Xbox One é uma evolução da versão do Xbox 360; ele é mais leve e anatômico, a vibração é mais precisa e o direcional digital é melhor para jogos de luta. Todas essas mudanças são bem-vindas. Já o Kinect, em sua versão 2.0 no novo console, oferece maior precisão além de outros recursos interessantes (melhor reconhecimento facial e campo de visão melhorado, por exemplo). Sim, o controle do Xbox One é melhor do que o controle do Xbox 360. Ponto positivo! E o novo Kinect é, obviamente, melhor do que o antigo.

Mas a grande quantidade de acessórios disponíveis para o Xbox 360 simplesmente não é compatível com o Xbox One. Isso mesmo, infelizmente você não poderá usar aquele seu volante do Xbox 360 em um Xbox One. Assim como nos jogos, o Xbox 360 leva vantagem nesse quesito simplesmente pela quantidade e variedade de acessórios disponíveis hoje.

E para piorar a situação o Xbox One (ainda) não suporta memórias USB ou drives externos.

Vencedor: Xbox 360

Round 5: Live

A assinatura da Xbox Live dá direito a utilizá-la em qualquer um dos dois consoles. Mas o grande problema do lado do Xbox One é que a maioria dos novos recursos da Live anunciados pela Microsoft ainda não estão disponíveis. Um bom exemplo é o novo sistema de reputação que promete reduzir (acabar?) com os bagunceiros da Live com as suas punições: esse sistema simplesmente ainda não está funcionando.

O programa Games with Gold, que oferece dois jogos de graça para os assinantes da Live todo mês, só está disponível por enquanto no Xbox 360. Tá certo que os jogos não são lá essas coisas mas já que pagamos pela Xbox Live, ter acesso a jogos de graça não machuca ninguém certo? Curiosamente Games with Gold ainda não está disponível no Xbox One! Ele estava prometido para fevereiro… mas já estamos em abril e nada até agora.

A conclusão é simples: um assinante Xbox Live usando o Xbox One tem, claramente, menos benefícios do que alguém que acessa a rede através do Xbox 360. A tendência é que essa situação mude no futuro mas, por enquanto, ponto para o Xbox 360 com o seu programa Games with Gold.

Vencedor: Xbox 360

Round 6: Dashboard

A dashboard é a maneira como nós, jogadores, lidamos com ambos os consoles no dia-a-dia. Totalmente remodelada, a dashboard do Xbox One trouxe novidades muito interessantes. As principais funcionalidades (conquistas e amigos por exemplo) foram organizadas como aplicações e você pode executá-las simultaneamente através do recurso multi-tarefa do console. Também é possível executar (e exibir) duas aplicações na tela ao mesmo tempo através do recurso Snap. Sem falar nos famosos Pins, que ganharam mais flexibilidade. Outra funcionalidade que mesmo em sua versão inicial já é muito útil: o Xbox One no modo Instant-On pode baixar e instalar as atualizações de forma automática evitando assim o sistema, no mínimo limitado, do Xbox 360. Então tecnicamente fica difícil negar: a dashboard no Xbox One é mais avançada do que a versão presente no Xbox 360.

Mais avançada não significa exatamente mais fácil de usar ou melhor! O grande problema com a dashboard do Xbox One é que a maioria das tarefas do dia-a-dia são difíceis ou mais demoradas se comparadas com as equivalentes do Xbox 360. Quer ver quais dos seus amigos estão conectados? É preciso voltar para a tela principal (Home) e executar a aplicação Friends (amigos). Ah, e esperar que ela abra! Quer ver as conquistas? Mesma coisa: volte para a tela principal, execute a aplicação Achievements (conquistas) e espere até que ela abra. Ok, você pode usar os comandos de voz do Kinect para executar as aplicações. Mas isso não muda a questão da demora inicial para abrir uma aplicação! É verdade que para uma aplicação já em execução essa troca é rápida. Mas no Xbox 360 basta um toque no botão Xbox Guide para ter acesso a lista de amigos e outras funcionalidades, sem precisar deixar o jogo. Além disso existem outros irritantes na dashboard do Xbox One: você não tem praticamente nenhum controle sobre as notificações; quer apagar as antigas? Não! E o que falar sobre o gerenciamento de memória? Muito básico e está longe de oferecer o controle necessário. Para conferir o nível da bateria do controle é preciso voltar para a tela principal? Sério?

É verdade que alguns desses irritantes também estão presentes no Xbox 360: a fila de downloads, por exemplo, continua extremamente limitada. Por que não posso ter dois ou mais downloads simultâneos? Que tal uma maneira fácil de mudar a prioridade da fila? Mas eu esperava muito mais da dashboard do Xbox One, principalmente pela experiência da Microsoft com o desenvolvimento de softwares. O console trouxe alguns recursos muito interessantes como a multi-tarefa e o Snap. Mas no estado atual a dashboard do Xbox One é um projeto promissor mas incompleto. Ponto então para o menos pior nesse quesito, o Xbox 360!

Vencedor: Xbox 360

Round 7: Confiabilidade

Você se lembra da catástrofe que foi a confiabilidade dos primeiros modelos do Xbox 360? Considerado por muitos, de forma justa, como o console menos confiável da história, a Microsoft gastou mais de um bilhão de dólares com a troca de aparelhos e a garantia estendida. Você provavelmente conhece alguém que já teve mais de um Xbox 360, não é mesmo? (eu já estou no terceiro). Embora a versão atual do Xbox 360, a Slim, seja muito mais confiável, o problema das três luzes vermelhas (Red Ring of Death) ainda assombra o console; existe uma mancha negra no currículo da empresa.

O Xbox One é a primeira versão de um novo produto. Será que a Microsoft realmente aprendeu a lição? Podemos confiar nessa primeira versão do Xbox One? Bom, nós veremos em um futuro próximo. Mas pelo menos por enquanto eu prefiro apostar no Xbox 360: o modelo Slim já provou que os problemas do passado foram (parcialmente) controlados!

Vencedor: Xbox 360

Round 8: Preço

E por último, mas não menos importante, o preço. O Xbox One é caro, muito caro. $500 é um valor alto para um console, não importa como a gente justifique. E para piorar a situação a Microsoft abandonou a idéia original de ter uma opção mais econômica no lançamento, justamente como ela fez em 2005 quando lançou o Xbox 360 nas edições Premium ($400) e Core ($300). No Brasil o Xbox One custa, em média, o dobro do Xbox 360.

Vencedor: Xbox 360

E o vencedor é….

$500 por um console com um sistema incompleto (eu já falei sobre as notificações?), com poucos jogos e sem compatibilidade com a vasta biblioteca de jogos do Xbox 360? Após quatro meses, o Xbox One ainda precisa amadurecer para encarar o seu irmão mais velho. Ponto para o velho e bom Xbox 360!

Tags

Sobre: André Machado

André Machado é um gamer hardcore, desenvolvedor na Ubisoft Montreal, blogger, youtuber e ex-stargamer. :) Saiba mais sobre o autor.

Confira também...

43 comentários sobre “Xbox One vs Xbox 360: 4 meses depois”

  1. wilson makmud disse:

    Outra ponto contra o xbox one é a questão pra se jogar on line está horrivel, até eu comprar essa porcaria não sabia o que era nat aberta aberta, estrita ,moderada, depois que comprei essa droga precisei aprender sobre isso e até como configurar o roteador para abrir portas, dmz ,etc. Estou profundamente arrependido em ter trocado o meu 360 pelo one.

  2. Paulo disse:

    Cara.. Obrigado pela postagem… salvou minha vida (e meu bolso)… rssrrs…
    Ia comprar pra minha filha um XBOne, porém, só pelos jogos, fiquei com o 360 e ainda compro uma TV nova.

    • Opa Paulo, tudo bom? Com certeza o Xbox 360 vai ser uma ótima opção para a sua filha! Como sugestão, dê uma olhada no “Sonic’s Ultimate Genesis Collection”, uma coletânea de jogos do antigo Genesis/Mega Drive que vêm em um único disco. Só os jogos do Sonic que vêm no pacote já são um prato cheio para as crianças. Abraço! André

  3. Cristiano disse:

    Custo beneficio é uma coisa, qual é o melhor não pode se ter dúvidas. É mesma coisa que comparar um corolla 2005 com um 2013… Qual é o melhor?????

    • Opa Cristiano, tudo bom? Acho que o custo benefício faz, sim, parte de uma comparação. Mas vale lembrar que o artigo foi escrito há mais de 1 ano atrás e MUITA coisa mudou desde então. Abraço! André

  4. Bruno disse:

    Vei hoje em dia quanto e um cd de xbox one ?

    • Opa, tudo bom? O preço de um lançamento geralmente fica na casa dos $60/$70 dólares (jogos AAA). Mas depois de alguns meses a tendência é que esse valor caia. Jogos indies ou produções menores geralmente são vendidos por $15/$20 (versão digital). Abs!

  5. Ludmilla disse:

    Oi André, vou comprar o primeiro console para meu filho. O que sugere o Xbox 360 ou o One? Obrigada! Abraço!

    • Olá Ludmilla, tudo bom? Dependendo da idade do seu filho, acho que o Xbox 360 é a melhor opção hoje. Ele é mais barato e tem uma quantidade de jogos muito maior. Além disso os jogos são mais baratos (dá para conseguir jogos usados por um preço bem interessante!). Agora se o seu filho for um adolescente, ele provavelmente vai querer jogar os jogos do momento (geralmente os lançamentos) com os amigos! Espero que ajude! Abs, André

  6. Mateus disse:

    Olá André? Beleza? Bom, já faz tempo desde que este artigo foi escrito, rs. E pra falar a verdade estou em dúvida sobre qual console comprar, o Xbox 360 ou o Xbox One, porque tenho medo de comprar por exemplo o Xbox 360 e perder principalmente no quesito de lançamentos (jogos), entre outras coisas como gráficos, por exemplo. Então qual é o seu conselho pra mim?

    • Opa Mateus, tudo bom? Obrigado pelo comentário! Pois é, o artigo está BEM desatualizado! Desde que o artigo foi escrito, muita coisa mudou. Hoje, na minha opinião, vale mais a pena comprar um Xbox One. Principalmente depois que a Microsoft anunciou a retro-compatibilidade para o Xbox One: a partir de novembro, será possível jogar alguns dos jogos do 360 diretamente no One. E a tendência é que o número de jogos compatíveis aumente nos próximos.

      Espero que ajude na sua decisão! Abraço! André

      • Fabricio disse:

        Agora fiquei mais na dúvida. Principalmente devido ter dois filhos um de 12 anos e o outro de 07. Alem do mais o 360 pode ser desbloqueado. E nessa situação qual compra?

        • Opa Fabricio, tudo bom? Então, para ter acesso aos lançamentos mais recentes, você precisará de um Xbox One (ou PlayStation 4). Mas isso não singifica que o Xbox 360 deva ser desprezado. O console e seus jogos são mais baratos e a biblioteca de jogos disponíveis é extensa. Para um primeiro console, o 360 é uma ótima opção. Abraço!

  7. henrique disse:

    Olá tudo bem? Queria comprar principalmente por causa do kinect para ter uma experiência nova na jogabilidade e tal, mas minha preocupação é que o x360 é um console mais antigo, de repente daqui a um período possa ficar obsoleto sei lá. Não queria comprar um agora para daqui a 2, 3 anos ter que trocar novamente O que você acha.. Mas o fato da variedade de jogos e preços também pesa muito para mim. Certo que o post da antigo, se fosse para você reescrever hj quem ganharia a disputa ?

    • Opa Henrique, tudo bom? O artigo precisa ser atualizado. Como respondi em um outro comentário, na minha opinião hoje vale mais a pena comprar o Xbox One. Existem algumas exceções, como por exemplo para quem tem crianças pequenas e quer gastar o menos possível. Mas em todos os outros casos, acredito que o Xbox One seja a melhor opção. O console amadureceu muito desde que fiz essa comparação. Além disso, a partir do mês que vem (novembro), ele será capaz de rodar parte dos jogos de Xbox 360! Espero que ajude na sua decisão! Abs, André

  8. Raija disse:

    Antes de ver isso eu tinha muitas duvidas em qual comprar o 360 ou o x one mais lendo as perguntas e comentarios. Vou escolher o xbox one

  9. Diney disse:

    Oi André? hoje vc diria que o Xbox one e melhor que o Xbox 360?

    • Opa, tudo bom? Esse artigo é um pouco antigo e tem mais de 1 ano. Hoje na minha opinião, entre os dois consoles, vale mais a pena comprar um Xbox One (na grande maioria dos casos). O console evoluiu muito, tem uma arquitetura confiável, títulos de peso e, a partir da próxima semana, será capaz de rodar alguns jogos do Xbox 360. Acredito que o único motivo para ainda comprar um Xbox 360 seja a disponibilidade dos jogos e seus preços mais baixos (muitos jogos de alto nível, como os games da série Bioshock e Halo, podem ser encontrados por preços bem em conta). Então se você quer comprar um primeiro console para o seu filho por exemplo, o Xbox 360 é uma ótima opção. Para todos os outros casos, acredito que o One é a melhor escolha. Espero que ajude! Abs, André

  10. Homero disse:

    Olá André, tudo bem? Cada vez que eu leio um artigo pensando que vou decidir acabo ficando ainda mais dúvida. Senti falta de comentar sobre o desbloqueio dos consoles. Consigo encontrar ambos desbloqueados? Quais as vantagens e desvantagens de serem desbloqueados? Por exemplo, o One desbloqueado roda jogos do 360? Obrigado.

    • Opa, tudo bom? Rapaz eu não estou muito por dentro do assunto, então fica difícil responder! Mas até onde eu sei os consoles 360 desbloqueados eram adicionados a uma lista negra pela Microsoft quando se conectavam a Xbox Live e consequentemente banidos definitivamente do serviço (mas não sei te dizer como anda a situação atualmente). Minha opinião é que o desbloqueio não vale a pena: você acaba com a garantia original e ainda corre o risco de ser banido do serviço online. Caso o problema seja o preço dos jogos, existem centenas deles com preço bem acessível no formato digital. Ou então você pode comprá-los usado, o que reduz drasticamente o preço. Abs!

  11. Karen disse:

    Oi André, estou na dúvida em qual console comprar, assim como a maioria dos comentários.
    Tenho dois meninos de 7 e 6 anos, eles já são acostumados a jogar no 360, porém hoje em dia, para idade deles é melhor que eles continuem jogando no 360 ou o One seria uma ótima opção já que os jogos do 360 podem servir tbm para o One?
    pois andei pesquisando os preços e o 360 de 500gb não tem uma enorme diferença do One

    • Oi Karen, tudo bom? Eu acho que se eles já estão acostumados a jogar no 360 o One vai ser uma boa opção. Esse ano de 2015 marcou essa mudança de geração de consoles: os principais lançamentos estão saindo quase que exclusivamente para os novos consoles (Xbox One e PS4) e essa tendência vai continuar em 2016. E você está certa, o suporte para jogos de 360 no One é um atrativo a mais. Lembrando que a lista de jogos suportados ainda é pequena, mas a tendência é que ela aumenta a cada mês. Espero que ajude! Abs, André

  12. Isa Moura disse:

    Oi Andre!. Meu filho fará 15 anos na semana que vem e eu gostaria de comprar um XBOX pra ele. Depois dos seus comentários, optei pelo Xbox One. Minha pergunta é: compro 1 console + 1 controle? Há necessidade do kinecte e mais de 1 controle? Por favor, me responda assim que puder.Obrigada.

    • Oi Isa, tudo bom? Acho que o Xbox One é uma boa opção para o seu filho! Olha, se ele joga com os amigos sem dúvida ter mais de 1 controle será útil. Já o Kinect talvez não seja muito interessante para ele. Mas tanto o Kinect quanto os controles podem ser comprados depois caso você mude de idéia. Espero que ajude! Abs, André

  13. Andre Cafe disse:

    Oi André, tudo bom? Penso em comprar o xbox one principalmente por causa das transmissões via twitch e também para jogar online… você acha que vale a pena? Eu tenho o 360 há algum tempo e estou em dúvida? Um abraço.

    • Opa Andre, beleza? Se as transmissões via Twitch são importantes para você então o Xbox One é uma boa pedida (vale lembrar que o PS4 também tem o mesmo tipo de suporte). Eu acho que a grande vantagem do Xbox One, principalmente para você, é a retro-compatibilidade com alguns jogos do 360. Abraço!

  14. Cristiano Luis disse:

    André, boa noite.
    Não entendo nada de console e games, só esculto falar. Queria que você me tirasse uma duvida, Comprei um Xbox One para o meu menino no valor de R$ 1.322,36 no black friday, so que o submarino cancelou meu pedido e eles me derão um vale de R$484,00. Sera que compensa com esse vale pegar um Xbox 360 no valor de R$1199,00(Console Xbox 360 4gb Kinect Sensor 2 Jogos 1 Controle Sem Fio)R$1199,00 – R$484,00 = R$715,00 ou ir no procon e exigir que eles cumpram a venda no Valor de R$ 1.322,36 no Xbox One. Meu filho tem 11 anos e ele joga na casa do meu irmão e ele ja conhece o xbox 360, ele pediu um xbox 360, mais queria fazer uma surpresa para ele, mais sera pelo preço compensa a surpresa. Hoje qual o melhor custo beneficio. Obrigado Pela Atenção…..

    • Opa Cristiano, tudo bom? Rapaz, com essa diferença de preço, realmente compensa pegar um Xbox One. Principalmente pelo fato que desde o mês passado o Xbox One é capaz de rodar alguns jogo de Xbox 360 e a tendência é que o número de jogos suportados aumente a cada mês! Abs

  15. Renata Casella disse:

    Boa tarde, André! Li todos os comentários e ainda estou na dúvida. Meu filho mais velho acabou de fazer 6 anos e o mais novo tem 3. Para eles o kinect é um excelente acessório, pois curtem essa interatividade com o jogo. Como a diferença de preço ainda é bastante significativa, no meu caso a melhor opção seria o XBox 360, estou certa? Desde já agradeço a ajuda.

    • Olá Renata, tudo bom? Obrigado pelo comentário! Pela idade deles, acredito que o mais importante seja a boa oferta de jogos, principalmente para o mais novo. Nesse ponto o Xbox 360 ainda leva vantagem. Então sim, acho que o Xbox 360 ainda é a melhor opção em relação ao Xbox One na sua situação. Ah, vale a pena lembrar que caso você esteja procurando um primeiro console para eles, o Wii também é uma opção interessante. É um console barato, com muitos jogos para a idade deles e que também oferece uma certa interatividade. Espero que ajude! Abs, André

  16. Marielle disse:

    Ola Andre, gostei muito da matéria e principalmente dos comentários e suas respostas. Parabens! Entao, tbm sou uma mãe que esta em duvida de qual xbox comprar. rs. Pelo que li para meu filho que tem 7 anos de idade o melhor e comprar o Xbox 360, minha duvida agora é qual a quantidade de memoria. Tipo 500GB ta bom? Tem como comprar mais memoria posteriormente? Desde ja agradeço pela a ajuda.

    • Olá Marielle, tudo bom? Que bom que você gostou do artigo e dos comentários! Hoje você vai basicamente encontrar dois modelos do Xbox 360: um com 4GB e outro com 500GB. Sem dúvida o de 500GB vale mais a pena; 4GB simplesmente não vai ser suficiente. De qualquer maneira o console permite sim que você adicione mais memória posteriormente; para isso basta comprar um HD externo! Espero que ajude! Abraço, André

  17. Gustavo Passaneli disse:

    André! Meus filhos tem 10 e 8 anos. Com pouco acesso a internet. 360 ainda é a melhor opção, ou por conta de novos jogos o ideal já seria o One?

    • Opa Gustavo, tudo bom? Então, o Xbox 360 ainda é uma boa opção, principalmente para crianças mais novas. Se esse vai ser o primeiro console dos seus filhos, acho que o Xbox 360 vai ser uma ótima opção. O console tem uma ótima quantidade de jogos excelentes; porém só não espere por muitos lançamentos para 2016. Abraço! André

  18. fabiano souza disse:

    bom dia,
    excelente comparativo !!!
    É possível fazer um review deste comparativo, à luz de -agora- em Jan/2016! (já mudamos de ano,rss) ?

    abraços,
    Fabiano

    • Opa Fabiano, tudo bom? Que bom que você gostou! Com certeza, o artigo precisa (urgentemente) de uma atualização. Estou trabalhando nisso! 🙂 Abraço e obrigado pela visita! André

  19. Pedro disse:

    Mas o kitnet só funciona no xbox one?

  20. Marcos Felipe Soler disse:

    Cara, vamos lá. Eu tenho um irmão mais novo, tenho 14 e ele 12. Tínhamos mais de 30 jogos de 360, mas meu pai comprou um one e chegou hoje. Eu não sabia que tinha uma lista de retro-compatibilidade bem… Digamos, moderado. Apenas posso usar a minha saga completa do Gears of War. Além disso, queria uma opinião: Vale a pena esperar ou deveria vender os antigos jogos e comprar alguns novos?

  21. Antonio Luiz disse:

    Parabéns pela iniciativa. Eu gostaria de um console que eu possa interagir como o Kinect da xbox. Mas achei o xbox one caro mesmo sendo melhor que o 360. Tem algum outro que ofereça esse recurso? Ou vc acha q o xbox one já vale o custo beneficio. Obrigado

  22. Viviane disse:

    Olá André, estou em dúvida entre o Xbox 360 500GB, Slim e o Super Slim. Poderia me ajudar? Muito obrigada.

  23. José disse:

    Esse artigo precisa desesperadamente de uma atualização, principalmente agora com o xbox one S. Eu ainda tenho um x360 destravado, mas os jogos das franquias que gostava, eu já joguei. O artigo falou dos jogos comuns a ambos, e dos exclusivos do one, mas não falou dos exclusivos da geração da atual.

    • Opa José, tudo bom? É verdade, a conclusão desse artigo não é mais válida. Hoje o Xbox One suporta mais de 200 jogos do Xbox 360 através da retro-compatibilidade. Sem falar na quantidade de jogos exclusivos que já foram lançados desde então para o Xbox One. Abraço! André

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *