Por que comprar um Wii U em 2015

O Wii U foi lançado em 2012 mas até hoje (março de 2015) não decolou para valer. É verdade que no ano de 2014 a Nintendo viu as vendas de hardware e software do console praticamente dobrarem depois do lançamento de Mario Kart 8. Mas ainda é muito pouco: o Wii U vendeu, até agora, metade do que o GameCube conseguiu vender durante toda a sua vida útil. E sim, o GameCube foi considerado um fracasso de vendas!

Mas o número de consoles vendidos não necessariamente representa a qualidade de um console e seus jogos. E a própria históra dá bons exemplos disso: o Wii, com suas mais de 100 milhões de unidades vendidas mas quantidade inesgotável de jogos terríveis, e o Dreamcast, último console da Sega, mas com excelentes jogos lançados.

2014 foi marcado pelo lançamento de alguns dos melhores jogos do console até agora, com versões exclusivas de Donkey Kong, Mario Kart e Super Smash Bros, além do inédito Hyrule Warriors. Ele também recebeu títulos de peso de suas thirdy parties, como Watch Dogs e Bayonetta 2. O console provavelmente nunca irá decolar mas isso não signfica que ele deva ser ignorado. A questão é: por que comprar um Wii U em 2015? Bom, eis aqui as minhas razões:

O mais barato dos três consoles

O Wii U é o mais barato entre os três consoles da nova geração. É verdade que a diferença diminuiu em relação ao Xbox One, mas por $300 dá para comprar o console com mais 2 jogos. Sendo que um dos jogos incluídos é nada menos do que Super Mario 3D World, um dos melhores games para o console até agora.

wii u bundle preço

Console virtual para quem curte os clássicos

Se você curte os jogos clássicos, principalmente os da Nintendo, o console virtual do Wii U é um prato cheio. Jogos de NES, Super NES e até mesmo GBA estão disponíveis no console. Dá para rodar Super Mario Bros 3, Legend of Zelda: A Link to the Past e até Metroid Fusion. Além da boa seleção de games disponível você ainda pode contar com o suporte do GamePad e jogar diretamente na tela do controle.

Suporte para jogos do Wii

O Wii U é o único console da nova geração verdadeiramente retro-compatível com o seu antecessor. É verdade que através da PS Now é possível rodar jogos de PS3 via streaming no PS4, mas você precisa pagar e a oferta de jogos é limitada (você não pode, por exemplo, pegar um disco do PS3 e rodá-lo diretamente no PS4). Como o Wii U tem uma arquitetura semelhante a do seu antecessor, você pode rodar os DVDs de Wii diretamente no console. Acabaram as desculpas para não aproveitar alguns dos melhores jogos da geração passada como Super Mario Galaxy e The Legend of Zelda: Skyward Sword!

Multiplayer de graça

Dos três consoles da nova geração o Wii U é o único que permite a jogatina online totalmente de graça. Ok, vamos ser sinceros: uma assinatura da Xbox Live Gold ou da PS Plus te dá outros benefícios além do multiplayer online. Mas sem entrar na discussão sobre o valor desses serviços, se você está interessado somente em jogar online com seus amigos, no Wii U dá para jogar Mario Kart 8 e Hyrule Warriors sem precisar pagar por um serviço de assinatura.

Os jogos exclusivos

Mas a grande vantagem do console em relação aos seus concorrentes são seus jogos exclusivos, principalmente os da Nintendo: Pikmin 3, Super Mario 3D World, Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Legend of Zelda: Wind Waker HD, Mario Kart 8 e Super Smash Bros são obrigatórios. Sem falar em alguns dos exclusivos third party, algo raro no console, como o ótimo Bayonetta 2 da Platinum Games. Se você tem algum interesse nas franquias da Nintendo a seleção de exclusivos é simplesmente muito boa para você ignorar o console.

wii u games 2014

E então?

O PS 4 e o Xbox One são mais poderosos, tecnicamente, do que o Wii U? Sim, sem dúvida. Muitos dos jogos AAA como Far Cry e GTA V não foram e nunca serão lançados para o console da Nintendo? É verdade, infelizmente. Tanto a dashboard do Xbox One quanto a do PS4 oferecem recursos que não estão (e provavelmente nunca estarão) disponíveis no Wii U? Sim. O Wii U é tecnicamente menos poderoso, tem poucos recursos multimídia (Wii U como centro de entretenimento? Não…), não oferece os mesmos serviços que os consoles concorrentes e muito menos os mesmos jogos AAA. Mas mesmo assim, é difícil ignorar o console. Que você tenha um Xbox One, PlayStation 4 ou até mesmo um PC com Steam, o console da Nintendo aparece como uma ótima opção como segundo console. Se você tem interesse em alguma das franquias da Nintendo, é uma boa hora para investir no console. A quantidade de jogos imperdíveis por si só já justifica a compra. Eu não consigo me imaginar sem um Wii U. E você?

Tags

Sobre: André Machado

André Machado é um gamer hardcore, desenvolvedor na Ubisoft Montreal, blogger, youtuber e ex-stargamer. :) Saiba mais sobre o autor.

Confira também...

0 comentários sobre “Por que comprar um Wii U em 2015”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *