17 anos. Foi esse o tempo que os fãs de Killer Instinct precisaram esperar para ver o renascimento da série. Desde o lançamento de Killer Instinct Gold para o Nintendo 64, em 1996, foram muitos rumores sobre a volta da franquia mas nada de concreto. Até agora. O rei dos combos está de volta em uma versão exclusiva para o Xbox One!
Killer o que?
Se os nomes Super NES e Nintendo 64 não lhe trazem qualquer lembrança você provavelmente precisará de uma rápida introdução. Killer Instinct é um jogo de luta 2D que nasceu nos Arcades em 1994, criado pela Rare, e que desembarcou no mesmo ano no console da Nintendo da época, o Super NES. O grande diferencial do jogo é o seu sistema de lutas baseado em combos (mais do que baseado, o jogo é totalmente focado em combos). O Game Boy também ganhou uma adaptação da versão original no ano seguinte. Uma continuação (Killer Instinct 2) foi lançada com exclusividade nos Arcades em 1996. No mesmo ano o então recém lançado Nintendo 64 recebeu uma adaptação dessa continuação batizada de Killer Instinct Gold. Uma adaptação da segunda versão chegou a ser desenvolvida pela Rare para o Super NES mas ela nunca foi lançada. De volta para o presente, Killer Instinct desembarcou no Xbox One no dia do lançamento do console!
Uma versão gratuita?
A encarregada de desenvolver o jogo, a Double Helix, contou com a supervisão de Ken Lobb, designer que participou do desenvolvimento dos games originais. Killer Instinct para o Xbox One segue um modelo F2P (Free-to-play) até então inédito em jogos do gênero para consoles. Você pode baixar o game gratuitamente porém só poderá jogar com um único personagem. É um sistema de rodízio: o personagem disponível muda periodicamente (começou com o Jago). Você pode comprar personagens extras separadamente ($5 cada um) ou então comprar um dos pacotes de expansão.
Falando sobre os pacotes de expansão existem basicamente 4 disponíveis: o primeiro, conhecido como Round One, é a versão gratuita. Você tem acesso a somente um personagem por vez no sistema de rodízio. Esse pacote permite jogar online e todos os modos de jogo do game estão disponíveis. Mas você precisará pagar para ter acesso a outros personagens, roupas ou acessórios. Já o pacote Combo Breaker, que custa $20, adiciona o conjunto completo de personagens da primeira temporada (serão 8) porém as roupas e acessórios continuam sendo vendidos à parte. O pacote Ultra Edition tem o mesmo conteúdo do Combo Breaker mas por $40 você também leva o conjunto completo de roupas e acessórios da primeira temporada além de Killer Instinct Classic, uma adaptação da versão original lançada para o Arcades! E finalmente temos o Pin Ultra Edition que é vendido somente através da loja Microsoft e que por $60 te dá todo o conteúdo do pacote Ultra e mais um case para você colecionar broches da série. A melhor opção (e atualmente a mais popular) é a Ultra Edition onde você tem acesso a todo conteúdo da primeira temporada e mais a versão clássica de Killer Instinct.
Killer oferece os modos de jogo já esperados: combates contra um oponente (real ou controlado pelo computador) e um modo de treino. Existe também um modo de sobrevivência (Survival) onde você luta, até perder, contra adversários que ficam mais fortes de forma progressiva. A outra opção é o modo Dojo, bem parecido com o modo de missões presente em Street Fighter IV, onde você cumpre missões e aprende as técnicas do jogo ao mesmo tempo. Porém, diferentemente de SF IV, o único personagem disponível nesse modo é o Jago, mesmo que você tenha acesso ao conjunto completo de personagens. Quem sabe a Double Helix não adiciona a opção de jogar o Dojo com outros personagens em um patch futuro? Já o modo online tem as opções esperadas (aqui também ficou faltando mais opções). O grande problema desse modo são os outros jogadores: não tem nada mais irritante do que ver o seu oponente desconectar da partida momentos antes do final para evitar uma derrota. E para piorar, sem qualquer punição! Agora o que ficou faltando foi um modo Arcade. A desenvolvedora prometeu o lançamento desse modo de jogo em “breve” mas até lá você estará jogando partidas online ou então desafiando os recordes do modo sobrevivência.
É inegável que essa versão de Killer Instinct se inspirou bastante de Street Fighter IV sendo o modo Dojo um bom exemplo disso. Outra pequena “fonte de inspiração” para equipe da Double Helix foi o perfil do lutador. No game da Capcom e, para ser justo, em muitos games de luta hoje em dia, você tem um perfil de lutador que guarda sua performance nas lutas, como por exemplo o número de vitórias e derrotas. Em SF IV você tem um sistema de ícones e títulos para personalizar o seu perfil. Eles são desbloqueados conforme você ganha lutas e acumula experiência. Killer utiliza um sistema bem parecido mas com uma diferença: durante o jogo você acumula pontos (KP, Killer Points) que podem ser usados na KI Store para comprar os títulos e ícones que lhe interessam (além de roupas, cenários e outros itens). Você também pode acumular pontos cumprindo os trials sugeridos pelo jogo. Um trial é uma espécie de tarefa que você pode cumprir para ganhar pontos, como por exemplo vencer uma luta no modo sobrevivência, acertar uma sequência que cause 20% de dano no adversário ou então simplesmente completar uma lição no modo Dojo. O perfil exibe também o seu ranking atual que muda conforme você ganha (ou perde) as lutas.
No lançamento apenas 6 personagens estão disponíveis. Entre eles, 5 veteranos estão de volta: Orchid, Jago, Glacius, Thunder e Sabrewolf. O grupo conta também com uma novata (Sadira). A Double Helix prometeu trazer novos personagens através de um sistema de temporadas. A primeira temporada vai ter um total de 8 personagens. Além dos 6 disponíveis no lançamento, os também veteranos Spinal e Fulgore fazem parte do pacote da primeira temporada e serão lançados em breve.
Sistema refinado
O sistema de combos, que é marca registrada da série, foi refinado. Sim, os Ultra combos estão de volta. Assim como os combo breakers, openers, linkers e todas as dezenas de técnicas diferentes que tornam o sistema de Killer Instinct tão único e divertido. Uma das novidades dessa versão é o instinct mode. Uma pequena barra, localizada abaixo da barra de energia, enche a medida que você sofre golpes, defende ou então executa combo breakers. Quando ela está cheia você pode ativar esse novo modo que dá um poder especial para cada personagem (o Jago, por exemplo, recupera parte da energia). Mas o mais legal é que ao ativar o instinct mode durante um combo você o cancela e reinicia o seu contador, podendo recomeçar a sequência do início! O que significa na prática? Você pode cancelar um ultra combo, recomeçar uma sequência e aplicar um segundo ultra combo! Mas como nem tudo são flores algumas características do game original ficaram de fora. As finalizações (movimentos No Mercy, humilhações e os especiais de cada cenário) não foram trazidos para a versão do Xbox One. É uma pena e a resposta da Double Helix você provavelmente pode imaginar: “estará disponível em um futuro”. Só espero que não seja necessário esperar mais 17 anos!!
A parte gráfica recebeu um tratamento especial. A animação dos personagens e os detalhes dos cenários estão impecáveis. Até mesmo os efeitos de luz e partículas dos golpes, outra marca registrada da série, estão presentes. Outro aspecto importante da série sempre foram as músicas. Robin Beanland foi o “cara” por trás da seleção impecável de temas da versão original. Elas foram muito elogiadas na época e inclusive vinham em um CD, o Killer Cuts, junto com game (versão Super NES). 20 anos depois as músicas da versão do Xbox One, que não foram produzidas pelo Robin, não estão no mesmo nível das originais. Eles são boas, mas no geral são um pouco mais lentas e empolgam menos do que as originais.
O controle é um capítulo à parte. O direcional digital do Xbox One, que foi melhorado em relação ao do Xbox 360, permite um controle razoável da ação e será o suficiente para a maioria dos casos. Mas para jogadores mais experientes ou então para aqueles que simplesmente não conseguem jogar com os direcionais do controle, existe uma alternativa: a MadCatz lançou um controle especial capaz de emular a sensação de jogar em um Arcade. O resultado é o Killer Instinct Arcade FightStick Tournament Edition 2. O problema? O preço!
Mais conteúdo, por favor!
Como um fã de carteirinha da série, Killer Instinct para o Xbox One é tudo o que eu esperava de um novo jogo da franquia. A parte gráfica é impecável, o sistema de combos está mais refinado e os combates online só precisam de alguns pequenos ajustes (como por exemplo uma punição para aqueles que desconectam antes de perder). Porém o jogo precisa de mais conteúdo urgentemente, principalmente de novos modos de jogo e mais personagens. Que tal um modo Arcade? E um modo Dojo para cada um dos outros personagens? E as finalizações do original, como os movimentos No Mercy e as humilhações? A resposta é sempre a mesma: estará disponível no futuro, caso o game continue tendo um bom suporte dos fãs (traduzindo: caso os fãs continuem gastando dinheiro com o game). Se a desenvolvedora do jogo, a Double Helix, mantiver o jogo abastecido com conteúdo extra, Killer Instinct tem tudo para ter uma vida longa e saudável! Obrigatório para os fãs de carteirinha ou então para os amantes de um bom jogo de luta!

Xbox One
Desenvolvedor:
Double Helix
Distribuidora:
Microsoft
Lançamento:
22/11/2013
- Sistema de combos refinado
- Parte gráfica impecável
- Sistema de ranking é interessante
- Ultra combooooo!!!
- Faltou um modo arcade
- No mercy e humilhações, onde estão?
- Melhor balanceamento do modo online
- Precisa de mais personagens
- As músicas mereciam um tratamento melhor
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