• Notícias
  • Análises
  • Prévias
  • Especiais
  • Dicas
  • Gamepedia
    • Dicionário
    • Guias
    • Tutoriais
  • Opinião
  • Retro
GameZine
  • Notícias
  • Análises
  • Prévias
  • Especiais
  • Dicas
  • Gamepedia
    • Dicionário
    • Guias
    • Tutoriais
  • Opinião
  • Retro

Jogue Game Boy em seu celular: Análise do Smart Boy da Hyperkin

22 de fevereiro de 2018 André Machado
Jogue Game Boy em seu celular: Análise do Smart Boy da Hyperkin

Você já pensou como seria bom jogar games de Game Boy diretamente em seu celular? Não, não estou falando de emuladores e seus controles touch totalmente mal adapatados. Imagine se o seu celular tivesse o mesmo controle do Game Boy original e que você também pudesse pegar um cartucho do pequeno console da Nintendo, encaixá-lo em seu celular e simplesmente começar a jogar. Sonho? Não exatamente! Pois é algo muito próximo disso que uma empresa chamada Hyperkin, famosa pelos consoles da série RetroN, está propondo com o seu Smart Boy.

O Smart Boy é, no mínimo, bem original. O acessório tem uma entrada para cartuchos de Game Boy (e Game Boy Color) na parte de trás, um conector USB Type-C para a conexão com um telefone celular e controle inspirado no Game Boy original com um direcional e os botões A, B, Select e Start. Ele não tem bateria interna, caixa de som ou qualquer tipo de processador: todo o trabalho de rodar o jogo fica a cargo do celular. O Smart Boy oferece basicamente o controle estilo Game Boy e a entrada para cartuchos.

É verdade que você pode jogar Game Boy no celular via emulador mas para isso você precisa encontrar as roms, instalar um bom emulador e em seguida “brigar” com os controles touch. A proposta do Smart Boy é usar o seu celular do dia a dia para rodar aqueles jogos de Game Boy que você provavelmente tem guardado em alguma gaveta.

Funcionamento

O funcionamento é o seguinte: o aparelho se acopla a um celular Android através de uma entrada USB-C. Para a conexão você precisa ajustar as dimensões do Smart Boy dependendo do seu celular. Após a conexão, você precisa baixar e instalar duas aplicações gratuítas no Google Play: SmartBoy Companion e uma versão gratuíta do My OldBoy. Para que duas aplicações? A primeira, SmartBoy Companion, inicia a interface entre o Smart Boy e o celular. Uma vez feita a conexão, o cartucho de jogo é automaticamente salvo no arquivo “smartboy.gb”, dentro de uma pasta chamada “HyperkinSmartboySerial”. Para quem curte emuladores e está acostumado com o funcionamento dos mesmos, vai logo perceber que o Smart Boy gera na verdade um arquivo da rom do jogo conectado. A partir daí você precisa executar um emulador que vai carregar o arquivo do jogo. Isso acontece justamente com a ajuda da segunda aplicação, o My OldBoy!. O processo pode parecer um pouco complicado mas na verdade funciona sem grandes problemas.

Smart Boy

É importante lembrar que o Smart Boy em si não é um emulador. O papel do acessório é oferecer o controle estilo Game Boy, ler o jogo direto do cartucho e “transformá-lo” em arquivo (rom) para ser executado por algum emulador de Game Boy (nesse caso, o My OldBoy!).

Celulares suportados

Você pode usar boa parte dos celulares Android atuais com entrada USB Type-C. Modelos como Google Pixel, OnePlus, LG G5, Nexus 6P e Samsung Galaxy S8 são apenas alguns dos celulares que podem ser usados com o Smart Boy. O site da Hyperkin tem uma lista completa dos modelos compatíveis com o acessório.

Melhor do que o original?

Os controles são ótimos e estão no mesmo nível do Game Boy original, principalmente o direcional. A dupla Smart Boy e celular faz um bom trabalho na questão ergônomica: a combinação é um pouco estranha mas funciona bem. Um outro ponto interessante é que o Smart Boy faz o upscaling do jogo para a resolução do celular. E como a tela dos aparelhos atuais tem alta resolução, o resultado é muitas vezes excelente. Sem falar na tela iluminada (backlight), algo que sempre foi um artigo de luxo em se tratando do Game Boy original (estava disponível somente no Game Boy Light, modelo raro lançado somente no Japão).

Mas nem tudo são flores…

Meu principal problema com o Smart Boy é navegar pelos menus durante a jogatina já que parte da tela fica coberta pelo acessório. Algumas vezes fica muito difícil ver as últimas opções do menu em determinados jogos e você precisa inclinar o celular para consigar decifrar a tela. Dependendo do jogo é preciso até mesmo desconectar o celular do Smart Boy para conseguir ver a tela inteira. Mas o game continua rodando sem problemas mesmo desconectando o acessório do celular (pelo menos até a próxima vez que for necessário carregar o arquivo do jogo).

Além disso praticidade não é o ponto forte do Smart Boy. O aparelho não é exatamente compacto; além disso alguns modelos de celular não ficam bem presos e podem se movimentar um pouco durante o jogo.

Compatibilidade

O Smart Boy é compatível com jogos de Game Boy e Game Boy Color (NTSC ou PAL). Durante os testes que eu fiz com diferentes jogos de Game Boy e Game Boy Color o acessório se comportou muito bem e sem qualquer tipo de lag. Testei diferentes jogos como Alleway, Super Mario Land e Judge Dreadd. Confira o vídeo abaixo para ter uma idéia de como um jogo se comporta rodando através do Smart Boy.

Vale a pena?

O Smart Boy é uma boa opção se o seu Game Boy original já partiu dessa para uma melhor e tudo que te resta são alguns cartuchos. Os puristas podem até não concordar mas mesmo para quem tem um Game Boy original a diferença pode ser considerável já que os games através do celular rodam upscaled (e o resultado geralmente é muito bom). Agora se você precisa absolutamente jogar com um Game Boy nas mãos fique de olho no Ultra Game Boy que a própria Hyperkin pretende trazer ao mercado até o final desse ano (2018).

O Smart Boy já está disponível pelas mãos da Hyperkin e é vendido atualmente por $60.

André Machado

André Machado

André Machado é um gamer hardcore, desenvolvedor na Ubisoft Montreal, blogger, youtuber e ex-stargamer. :) Saiba mais sobre o autor.

Confira também
Jogue Game Boy em seu celular: Análise do Smart Boy da Hyperkin

Jogue Game Boy em seu celular: Análise do Smart Boy da Hyperkin

70%
Análise de Ryse: Son of Rome

Análise de Ryse: Son of Rome

Análise Xbox One: 1 ano depois

Análise Xbox One: 1 ano depois

Leave a Reply Cancel reply

  • Contato
  • Sobre o site
© GameZine 2019