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Análise de Strider

25 de março de 2014 André Machado
Análise de Strider

O retorno dos grandes clássicos está na moda! Strider é mais uma das séries clássicas do final dos anos 80 que reaparece nessa nova geração. Encarregada da tarefa a Double Helix, estúdio por trás do ótimo remake de Killer Instinct para o Xbox One, contou com a colaboração do estúdio da Capcom de Osaka, no Japão, para o design dos personagens.

A história do game segue a mesma linha da versão original: você controla Hiryu, membro de um grupo de ninjas hi-tech conhecido como Strider. Hiryu é o mais jovem Strider a alcançar um ranking Super A (sim, o cara é bom mesmo!). E como primeira missão ele terá que assassinar o ditador Grandmaster Meio. O game se passa em 2048 e a ação começa com Hiryu se infiltrando na cidade de Kazakh.

A versão original da série lançada em 1989 nos Arcades deu origem a diferentes versões lançadas na época para outras plataformas. O problema é que nem sempre essas versões mantinham a fidelidade com a original. A versão para o NES, por exemplo, conta uma história diferente da versão original. Já a versão lançada para o Mega Drive (Genesis) é uma das mais fiéis ao clássico. Mas e quanto a essa nova versão? A produtora deixou claro que não se trata de um remake e sim de uma tentativa de recontar a história original adicionando ao mesmo tempo alguns ingredientes extras.

strider

Strider é um jogo de ação no bom e velho estilo hack and slash, ou seja, avance e corte tudo que estiver pela sua frente! Nos primeiros minutos de jogo a impressão que se tem é que Strider apresenta uma mecânica bem simplista: avance pelas fases correndo, pulando e atacando os inimigos com a sua espada. Mas essa primeira impressão começa a mudar ainda nos primeiros minutos de jogo quando você encontra a primeira habilidade especial, o Slide Assault. É aí que você começa a perceber que o jogo é linear mas recompensa a exploração. Você pode jogar de forma linear e seguir simplesmente os objetivos conforme eles são apresentados; dessa maneira você terá acesso aos upgrades mais importantes que são indispensáveis para avançar no game (como por exemplo o Slide Assault ou o trio de robôs: Option A, B e C). Ou então você pode optar pela exploração: upgrades de energia e os famosos colecionáveis como fotos e desenhos de produção estão espalhados pela cidade de Kazakh e seus arredores. O jogo provoca o jogador apresentando portas trancadas e caminhos inacessíveis. A medida que você avança novos upgrades são liberados, como armas (cyphers) mais poderosos, kunais e novos movimentos como por exemplo o pulo duplo. E aí que você, como jogador, tem a escolha: voltar para explorar os caminhos secretos usando suas novas habilidades ou simplesmente seguir em frente? É a sua escolha! Aliás o sistema de exploração lembra um pouco o de Castlevania: SOTN (Symphony of the Night), inclusive com uma forma de apresentar o mapa bem parecida.

strider

A movimentação de Hiryu é ótima e a resposta dos controles é excelente. Porém seria ótimo se Hiryu pudesse avançar rapidamente para os lados enquanto está pendurado; é possível fazê-lo subir ou descer rapidamente, mas ficou faltando o movimento lateral. Os cenários são bem detalhados e alguns deles exibem efeitos bem legais (a nevasca por exemplo). Mas eu acho que faltou um pouco mais de variedade. Alguns cenários menos escuros como florestas e paisagens abertas seriam uma boa escolha, como na versão original.

O jogo é adaptado para a geração atual de gamers trazendo recursos que tornam o game mais acessível (e até fácil) como por exemplo os checkpoints. Strider oferece de 4 a 6 horas de jogo mas esse número pode facilmente dobrar se você optar pela exploração de cada canto do mapa. Bom, eis uma grande vantagem em relação ao original onde era possível terminar o game em apenas 30 minutos (ou até menos)!

strider

Alguns jogos possuem uma mecânica tão bem feita e divertida que mesmo sem seguir os objetivos obrigatórios você consegue se divertir. É como jogar Grand Theft Auto (III, IV ou V, escolha sua versão preferida) e apenas dirigir pela cidade sem qualquer obrigação: é divertido. Strider é um desses jogos. Caminhar pelo jogo pelo prazer de cortar os adversários é divertido; e muito. Mais um belo trabalho da Double Helix!

Game Box

Killer InstinctPlataformas:
PS3, PS4, Xbox One, Xbox 360, Windows
Desenvolvedor:
Double Helix
Distribuidora:
Capcom
Lançamento:
18/02/2014

  • Diversão garantida!
  • Sistema de exploração
  • Upgrades!
  • Fácil
  • Faltou cenários um pouco mais variados
  • Extras melhores seriam bem-vindos (versão clássica!)
Obrigatório para os fãs da série ou para aqueles que buscam um ótimo jogo de ação no melhor estilo hack and slash.

Clique aqui para entender como as análises são feitas.

André Machado

André Machado

André Machado é um gamer hardcore, desenvolvedor na Ubisoft Montreal, blogger, youtuber e ex-stargamer. :) Saiba mais sobre o autor.

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