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The Messenger é um metroidvania inspirado em Ninja Gaiden que mistura ninjas e viagem no tempo

28 de fevereiro de 2018 André Machado
The Messenger é um metroidvania inspirado em Ninja Gaiden que mistura ninjas e viagem no tempo

Você se lembra de Ninja Gaiden para o NES? A série ficou famosa nas décadas de 80 e 90 pela dificuldade e ótima jogabilidade. Mas mesmo com todo o sucesso atual dos games indie e com a tendência de recriar clássicos do passado, ainda não tinhamos visto um sucessor espiritual a altura da série. Pelo menos até agora! The Messenger é um game anunciado pelo estúdio indie Sabotage que promete prestar um tributo a famosa série de ninjas da Tecmo.

Tudo começou com um protótipo criado por Thierry Boulanger, programador experiente e principal figura por trás do game. Influenciado por uma das suas paixões da infância, o game Ninja Gaiden para o NES, o protótipo desenvolvido por Thierry tinha os elementos básicos de um game nos moldes da série. Ao apresentar o resultado ao seu amigo e produtor Martin Brouard, a reação foi imediata; Martin decidiu sair do seu emprego atual e juntos eles formaram o estúdio Sabotage ainda em 2016 para avançar o protótipo e transformá-lo em um game de verdade. O estúdio conseguiu até um investimento do fundo de mídia do Canadá para vibializar o projeto.

A primeira vista é fácil confundir The Messenger com um game da série Ninja Gaiden. Foi justamente essa a minha primeira impressão quando vi de longe o game sendo apresentado no festival independente de games de Montreal (MIGF). Ao começar a jogar a sensação permanece: gráficos retro, movimentação à la Ryu Hayabusa e um look and feel muito familiar para quem já curtiu a série da Tecmo. A jogabilidade é o ponto forte, como não poderia ser diferente em qualquer bom metroidvania. Até porque Thierry foi um programador gameplay durante 10 anos então ele sabe da importância de controles simples mas com excelente resposta. O personagem principal não tem vidas; ao morrer você volta automaticamente para o último checkpoint, porém acompanhado de uma pequena criatura chamada Quarble. Seu papel é te acompanhar e roubar o dinheiro (chamado time shard) que você recolhe durante um tempo como forma de punição.

The Messenger

Outra característica interessante do game é o seu sistema de pulos. Ao invés de oferecer um pulo duplo normal, em the Messenger você precisa acertar alguma coisa durante o primeiro pulo para em seguida poder executar o segundo salto (apertando o botão de pulo novamente). O esquema é parecido com o usado em Cup Head. Você precisa de um inimigo, objeto, tiro ou algo do tipo para poder executar um pulo duplo. Você pode inclusive encadear um pulo duplo em outro, o que abre um leque de novas possibilidades no gameplay.

The Messenger também conta com um sistema de progressão parecido com o encontrado em Ori and the Blind Forest. Você começa com movimentos básicos e tem a possibilidade de aprender novas habilidades em troca dos cristais (time crystals) que você coleta durante o game. Mas talvez a grande novidade e diferencial de The Messenger é a viagem no tempo. Em determinado momento o game te permite viajar para o futuro. O visual de 8-bit do game se transforma em um visual mais apurado e detalhado, parecido com um game de 16-bit. Não somente o visual como também a parte sonora que acompanha. O game então passa para um esquema mais exploratório, como um bom metroidvania. Voce pode navegar entre as “eras” (8-bit e 16-bit) para resolver puzzles. Em um setor de jogos retro cada vez mais competitivo o fato de viajar no tempo é uma novidade muito bem vinda.

The Messenger

A música é uma atração à parte. Quem assina as obras é o artista americano Eric Brown, conhecido pelo nome artístico Rainbowdragoneyes. O cara é famoso no mundo dos chiptunes onde ele utiliza o hardware do Game Boy e do Mega Drive para criar suas músicas. O resultado em The Messenger é muito bom e combina perfeitamente com o estilo do game.

Como fã dos games retro e também dos jogos metroidvania, minha expectativa é grande. The Messenger tem previsão de lançamento em algum momento desse ano (2018) para PCs e consoles!

André Machado

André Machado

André Machado é um gamer hardcore, desenvolvedor na Ubisoft Montreal, blogger, youtuber e ex-stargamer. :) Saiba mais sobre o autor.

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