Não é surpresa para ninguém mas a Sony está trabalhando para trazer o PlayStation 5 (PS5). O sucessor do PS4 foi confirmado pela empresa e novas informações são reveladas frequentemente.
Em uma entrevista para a revista Wired em abril de 2019, o arquiteto principal do próximo console da Sony, Mark Cerny, acabou confirmando algumas informações interessantes.
O objetivo desse artigo é centralizar todas as informações oficiais sobre o PS5, como data de lançamento e preço, entre outros.
Nome confirmado!
Quanto ao nome a própria Sony já confirmou em seu blog que a próxima geração vai manter a simplicidade: PlayStation 5 ou simplesmente PS5.
Data de lançamento do PS5
E então, quando sai o PS5? A data de lançamento exata do PS5 ainda não é conhecida. Mas a Sony confirmou pelo menos que o console chegará no mercado em algum momento entre outubro e dezembro de 2020 (o famoso Holiday 2020). Um rumor cravou o dia 20 de novembro de 2020 como data de lançamento do novo console.
Vale lembrar que a Microsoft confirmou que o Xbox One Series X, principal concorrente do PS5, também chegará no mesmo período.
Como efeito de comparação, o PS4 chegou no mercado no dia 15 de novembro de 2013!
Quanto vai custar o PS5?
A Sony ainda não confirmou o preço do PS5. Vale lembrar que o PS4 foi lançado em 2013 por $399. O desafio da empresa é manter o valor do PlayStation 5 o mais próximo possível desse patamar para favorecer a concorrência com o próximo console da Microsoft.
Um rumor cravou o preço do PS5 como $499. O que parece razoável e dentro do que se espera também da Microsoft com o seu Xbox One Series X.
Especificações do PS5
Boa parte do que se sabe até o momento vem do artigo da revista Wired. O PS5 terá um processador AMD com 8 núcleos baseado na arquitetura Ryzen (terceira geração).
A GPU (placa de vídeo) será baseada na família de placas Navi (Radeon). A grande novidade aqui será o suporte para uma técnica chamada ray tracing embutida diretamente no processador gráfico. Essa técnica, muito usada em filmes e efeitos especiais, permite trazer uma modelagem da iluminação muito mais real.
O PS5 terá também uma atenção especial na parte sonora. O console trará um módulo dedicado ao processamento de áudio 3D.
Uma das grandes novidades do sistema será o uso de um armazenamento SSD. Esse tipo de disco, muito mais rápido que um dispositivo mecânico, vai aumentar muito o tempo de carga dos jogos. Com o PS5 também vai ser possível gerenciar com maior precisão a instalação do conteúdo de um jogo, instalando ou removendo partes específicas de um jogo.
O novo console da Sony também terá um novo drive Blu-Ray com capacidade para discos de até 100GB e suporte para filmes 4K.
Novo controle (DualShock 5?)
Mais uma informação confirmada: o PS5 terá um novo controle. Ele trará duas novidades que foram anunciadas pela Sony: um novo mecanismo de feedback e gatilhos adaptativos.
A primeira é a troca da vibração do controle (rumble) por um novo mecanismo chamado haptic feedback. Ele permite trazer aos jogadores uma sensação de vibração mais diversificada dependendo do contexto.
A segunda novidade são os gatilhos adaptativos (adaptive triggers), que permitem aos desenvolvedores aplicar uma resistência diferente para os gatilhos L2/R2 dependendo do contexto do jogo (em um jogo de corrida, o gatilho teria uma resistência diferente de acordo com o terreno).
Design do PS5
A Sony ainda não divulgou oficialmente o design final do PS5. Porém um desenvolvedor anônimo divulgou uma foto do kit de desenvolvimento do console. A Let’s Go Digital criou uma simulação do design baseado nessa foto que vazou.
Capacete de realidade virtual (PSVR)
No artigo da Wired, Mark Cerny confirmou que o PS5 vai suportar o PSVR atual.
PS5 e a retrocompatibilidade
Como a arquitetura do PS5 é muito parecida com a da geração passada (diferente da mudança PS3 para o PS4), o console será retrocompatível com os jogos do PS4.
Leave a Reply